Esvazie a xícara

AddThis Social Bookmark Button

   Certa vez um professor foi visitar um grande mestre de conhecimentos orientais. Lá chegando, começou a falar daquilo que sabia: Eu sou professor disso e daquilo, conheço isso e aquilo, enumerou os diplomas e cursos e todas as coisas que fazia. O mestre, muito sabiamente, o convidou pra tomar chá.

    O Professor falando pelos cotovelos e o mestre colocando chá... colocando chá... O chá encheu a xícara, ate derramar na calça do professor, que disse: “ Você está transbordando a xícara!. E o mestre disse: Você está vendo? Do mesmo modo a sua mente está cheia de idéias preconcebidas, que impedem que eu possa lhe ensinar alguma coisa. Enquanto  você não esvaziar a sua xícara mental, não vai poder aprender nada.

   O que eu quero dizer com essa historia é que enquanto você achar que sabe alguma coisa diante de uma novidade, não terá oportunidade de aprender com ela. Toda situação na vida é nova. Ninguém está totalmente preparado por antecipação. Você sempre é pego de surpresa. Se for pego de surpresa, aceite a novidade e usufrua o beneficio que ela pode lhe dar. Todas as coisas mudam constantemente. Uma pessoa passa por um rio uma vez, mas quando voltar, ela e o rio terão mudado. A lei do esvaziamento da xícara mostra que você deve desenvolver a sabedoria  e aprender tudo a cada momento. Absorver o melhor que puder , passar adiante e continuar aprendendo. No momento em que você se apega à idéia preconcebidas, impede a absorção de novos conhecimentos. A busca constante de conhecimentos é a chave para enfrentar qualquer situação que apareça. A experiência acumulada é a massa e os novos conhecimentos são os temperos que tornarão sua vida mais saborosa.

EXAMINAI TUDO E RETENDO O BEM. II Tessalonicenses 5:21

Pr. Aldoir Taborda